Semeando Leituras


Projecto Municipal de Leitura



A Biblioteca Municipal de Moura tem vindo a desenvolver, desde 2006, um projecto de promoção da leitura em articulação com as escolas de Jardim-de-infância e 1º ciclo do ensino básico do concelho de Moura.

Este projecto continua e alarga os horizontes do trabalho desenvolvido nos anos anteriores com a deslocação do Baú dos Livros e da Hora do Conto a algumas escolas da cidade de Moura, vindo de encontro às orientações emanadas para as Bibliotecas Públicas no âmbito do Plano Nacional de Leitura, promovido pelo Estado Português através do Ministério da Educação (antecipando-se até ao que está previsto no referido Plano).

As actividades que constituem este projecto têm como objectivo a criação de oportunidades de contacto com o livro e a criação de hábitos de leitura.

Sabemos que ler, ou aprender a ler, não se limita a dominar um gesto técnico de identificação das letras, sílabas ou palavras. É um processo muito mais profundo, que vai além da compreensão do texto escrito. O acto de ler é indispensável para que a criança possa adquirir novos conhecimentos e produzir um discurso próprio, oral ou escrito, através de um questionamento crítico que permite a compreensão e assimilação de ideias, além de levar à descoberta, por parte da criança, da sua identidade e do lugar onde pertence.

Ser leitor não é um dom, uma vocação ou um produto do acaso, mas sim o resultado de um processo de desenvolvimento de um potencial, no qual a escola e a biblioteca têm um papel fundamental. Embora solitário, o acto de ler é também colectivo, na medida em que é influenciado pelo factor social. E é aqui que a Biblioteca deve intervir, actuando com o intuído de formar e fidelizar leitores.

A criação de hábitos de leitura acaba por ter um forte impacte na vida escolar das crianças e dos jovens. Diversos estudos salientam a importância de hábitos de leitura no desenvolvimento da literacia. Quanto mais se lê, mais o vocabulário aumenta, mais palavras são capazes de ser lidas, mais leitura se faz, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem. Por outro lado, a leitura facilita a compreensão e apreensão de ideias, úteis ao processo de aprendizagem.

À semelhança de outros comportamentos e valores, as crianças lêem quando vêem outras pessoas ler. É importante generalizar o processo de leitura e torná-lo um hábito do quotidiano, deixando às crianças a liberdade de escolher os livros que querem ler, e o momento ou o local onde o querem fazer.

Neste contexto, procurámos delinear um conjunto de propostas com o objectivo global de “semear leituras” entre as nossas crianças.



Requisitos para o sucesso

A criação de condições facilitadoras da leitura deve obedecer a alguns requisitos:

 Tem de ser livre, gratuita e continuada no tempo. Estamos a “construir” um leitor.

 Os livros têm de ser adequados à idade dos destinatários. A colecção deve ser ampla e diversificada, capaz de responder às diferentes solicitações, quer no que se refere aos interesses, quer ao ritmo de leitura dos utilizadores.

 Os livros devem ter qualidade literária. Só a qualidade consegue cativar leitores. Deve ainda ter-se especial atenção à correcção sintáctica e ortográfica.

 Os textos devem ser completos. A leitura só faz sentido se o leitor puder viver a história do princípio ao fim, em toda a sua plenitude. Infelizmente, a maioria das crianças em idade escolar só toma contacto com pequenos excertos das obras literárias, presentes no seu manual escolar.

 Salientar a importância da dimensão social da leitura. Numa época em que o individuo se isola frente a meios de comunicação mais “fáceis” como o computador ou a televisão, importa sublinhar a capacidade de sociabilização da leitura: pelas vivências dos heróis das histórias ou pelo diálogo que se estabelece com outros parceiros de leitura. Por outro lado, sendo a leitura um acto individual, a animação da leitura ou a existência de actividades de enquadramento na comunidade (turma ou escola) dão-lhe um carácter colectivo.

 O livro é a base, o ponto de partida, o tema das animações de leitura. Trata-se de trabalhar o livro e o acto de ler, em todas as suas dimensões.



Objectivos gerais do projecto

Poderemos considerar que este projecto foi um sucesso se, após a sua implementação continuada, verificarmos que os seguintes objectivos foram atingidos:

 Número crescente de escolas envolvidas no projecto

 Envolvimento activo dos professores e educadores no trabalho conjunto de promoção da leitura.

 Aumento do número de leitores inscritos na Biblioteca Municipal

 Crescimento do número de requisições de empréstimo domiciliário

 Envolvimento dos irmãos mais velhos, pais e adultos mais próximos da criança no processo de leitura domiciliária

 Evolução positiva dos níveis de literacia

 Avaliação do impacte dos livros junto das crianças (através do estudo das opiniões emitidas pelos alunos)

Pretendemos ainda aproveitar a implementação deste projecto para realizar um estudo de caso: Através do acompanhamento de um grupo de alunos (a seleccionar entre as turmas participantes), a partir do jardim-de-infância, e até ao termo do 1º ciclo do ensino básico, será feita a avaliação dos resultados escolares e da facilidade de aprendizagem de conteúdos, por comparação com outras turmas não envolvidas no projecto.




Calendarização

Como já foi referido, este é um projecto cujo sucesso depende da sua implementação continuada, permitindo, numa primeira fase, a criação de hábitos de leitura e, posteriormente, a sua sedimentação e a formação de leitores efectivos.

Considerando a necessidade de o fazer coincidir com as actividades lectivas, propõe-se a sua realização anual, com início durante o mês de Outubro e termo no final do mês de Maio. Para além do acompanhamento permanente do projecto, deverá existir uma fase de avaliação, em Junho, para que seja possível reformular ou corrigir os aspectos considerados menos positivos durante os meses de Verão.



Público-alvo

Este é um projecto que se destina aos alunos dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico, através do seu enquadramento nas turmas / salas de aula de cada estabelecimento de ensino.

Como tal, os professores e educadores titulares de turma, devem inscrever-se nos serviços da Biblioteca Municipal, através do preenchimento de uma ficha que lhes será enviada em anexo ao projecto.

As inscrições serão admitidas por ordem de chegada e consoante a disponibilidade de horário da equipa que assegura a execução do projecto.

A decisão relativa à inclusão no projecto e ao horário atribuído a cada turma será comunicada ao professor ou educador logo que esteja tomada.



 Programas disponíveis


Ensino Pré-Escolar



Hora do Conto

Quinzenalmente, a Biblioteca deslocar-se-á aos estabelecimentos de Jardim-de-infância que aderirem ao projecto, para realizar a leitura de uma história.



Jardim de livros

Colocação de um conjunto de livros em cada sala de jardim-de-infância, como uma pequena biblioteca de sala, para exploração pelos alunos ou leitura em voz alta pelas educadoras.

Esta actividade implica a colaboração da educadora e a reserva de um período diário para a leitura da história. A selecção dos livros é feita pela própria educadora, na carrinha do Projecto Semeando Leituras.



Leitor em construção

Visita à carrinha do Projecto Semeando Leituras para escolha de um livro que cada aluno levará para casa para ler com os pais. Este livro será acompanhado por uma ficha de leitura simples, em que será assinalada pelos pais a resposta a algumas questões: Se gostou da história, de que partes gostou mais ou menos, etc.





1º Ciclo – 1º e 2º anos de escolaridade

 


Hora do Conto

Quinzenalmente, a Biblioteca deslocar-se-á às salas dos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do Ensino Básico que aderirem ao projecto, para realizar a leitura de uma história, a que se seguirá uma breve actividade complementar.



Livros de trazer por casa

Visita à carrinha do Projecto Semeando Leituras para escolha de um livro que cada aluno levará para casa para ler com os pais. Este livro será acompanhado por uma ficha de leitura simples, em que será assinalada pelos pais, ou pelo aluno, a resposta a algumas questões: Se gostou da história, de que partes gostou mais ou menos, etc.

Estas fichas serão depois arquivadas com a ajuda dos funcionários da Biblioteca, de modo a constituir o Dossier do Leitor.




1º Ciclo – 3º e 4º anos de escolaridade





Ler a história toda

Quinzenalmente, o Projecto Semeando Leituras deslocar-se-á às salas de 3º e 4º anos dos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do Ensino Básico que aderirem ao projecto, para realizar a leitura de uma história. As histórias serão seleccionadas com base no manual escolar de língua portuguesa, procurando dar a conhecer a totalidade das histórias cujos excertos figuram no manual.



Livros de trazer por casa

Visita à carrinha do Projecto Semeando Leituras para escolha de um livro que cada aluno levará para casa para ler. Este livro será acompanhado por uma ficha de leitura simples, em que será assinalada pelo aluno, a resposta a algumas questões: Se gostou da história, de que partes gostou mais ou menos, etc.

Estas fichas serão depois arquivadas com a ajuda dos funcionários da Biblioteca, de modo a constituir o Dossier do Leitor.



A Biblioteca responde…

Colocação, na sala de aula, de um conjunto de livros temáticos, subordinados ao tema em análise na disciplina de Estudo do Meio, para consulta, esclarecimento de dúvidas ou pesquisa de novas informações.